Style

Moçambique desfila no Porto

  |   0 Comentários
Warning: Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134

Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134
Partilhar Artigo no facebook



Numa parceria entre o Mozambique Fashion Week e o Portugal Fashion, com o objetivo de fortalecer o papel dos mercados lusófonos no mundo, o evento de moda português levou África à passerelle da Alfandega do Porto, no passado dia 18 de Março.


A parceria entre as duas organizações já não é novidade. Em Dezembro passado, a forte aposta na internacionalização da moda portuguesa, levada a cabo pela ANJE, levou os criadores nacionais Miguel Vieira, Roselyn Silva e Micaela Oliveira a Maputo para apresentar as suas coleções no evento de moda moçambicano.


Agora, foi a vez de Moçambique viajar até Portugal através da visão criativa de Omar Adelino, Shaazia Adam e Ideias a Metro.


Cada criador apresentou 12 visuais, num desfile de vibe africana.


Pés descalços, música afro e capulanas animaram a passerelle portuguesa e transportaram os presentes até ao país do sudoeste africano.


Ideias a Metro


Carla Pinto e Nela Avelar, a dupla por trás da marca Ideias a Metro, inauguraram o showcase moçambicano. A marca nasceu em 2006 e tem somado sucesso ao longos dos anos. Assente num estética urbana, as peças são criadas a partir de tecidos tradicionais africanos, como as capulanas, acrescentando-lhes um toque moderno.


No porto, a dupla apresentou a colecção FOLKLORE pensada para a estação fria que se aproxima.


As peças reflectiram a fusão entre a cultura africana e portuguesa – as capulanas brilharam enquanto tecido-chave enquanto as cores e os padrões minhotos completavam as criações.



As peças em capulana colorida contrastaram com os visuais em branco total de estilo boémio, personalizados com pequenos detalhes em padrão minhoto.


Omar Adelino


Com apenas 23 anos, Omar Adelino é um nome a ter debaixo de olho. Com um estilo sofisticado e uma identidade singular, o criador moçambicano tem sido reconhecido um pouco por todo o mundo.


No Portugal Fashion, o designer apresentou a colecção “ME”, onde peças em tecidos como lurex, renda, chiffon ou linho ganharam vida na passerelle portuense.



A paleta de cores respeitou a sobriedade da marca Omar Adelino, assente em valores de simplicidade, glamour e classe.


As capulanas não ficaram esquecidas e surgiram em forma de elegantes crop-tops ou em simples detalhes como rebordos, forros e bainhas.


Para concretizar a sofisticação, Omar introduziu pérolas e pedras swarovski nas suas criações, não deixando ninguém indiferente na plateia.








Shaazia Adam


A jovem designer moçambicana lançou a sua marca com apenas 15 anos. Hoje, com 24, o seu trabalho cresce a olhos vistos – em 2013, foi distinguida como Best Portfolio of Fashion Design pelo Istituto Marangoni de Londres e em novembro de 2015, abriu a sua primeira loja em Maputo.


Na última sexta-feita, Shaazia Adam levou ao Portugal Fashion uma colecção floral inspirada no filme Factory Girl, realizado por George Hickenlooper. Repleta de peças em cores pastel, desde o rosa bebé ao coral, a criadora misturou tecidos fluídos com estruturas rígidas.



Uma colecção juvenil, urbana e cool onde se encontra peças cosmopolitas e frescas – calções, calças de corte largo e blazers em tecidos delicados e cortes esvoaçantes.


Às peças, na sua maioria lisas – à excepção de um visual composto por um vestido floral que ganhou vida no corpo de Daniela Hanganu – a criadora moçambicana acrescentou alguns detalhes – bordados dourados e adornos em pedraria.


Veja mais imagens na galeria.




Páginas: 1 2