
Arts
FESTin celebra 20 anos da CPLP
O aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é homenageado na maior mostra de cinema em Português.
| 0 ComentáriosWarning: Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134
Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134

O maior festival de cinema em português regressa a Lisboa e dedica a sua 8ª edição à comunidade de países da língua portuguesa (CPLP), no ano em que esta comemora o seu vigésimo aniversário.
Num evento que se prolonga durante 7 dias, entre 4 e 11 de Maio, serão exibidos cerca de 80 filmes provenientes de Angola, Moçambique, Brasil, Portugal e São Tome e Príncipe.
O objetivo principal é, segunda a organização, retratar a rica diversidade cultural encontrada nesses países que têm em comum a língua portuguesa.
Para além dos inúmeros visionamentos, o FESTin promove três concursos (de longas, curtas e documentários), um espaço dedicado à cultura, com uma programação recheada de palestras, mesas-redondas para debate de ideias e oficinas.
A DIVO percorreu a programação e sugere-lhe 3 filmes a não perder.
Africa Abençoada
Realizado pela guineense Aminata Embaló, o Africa Abençoada trata a história de Quintino Na Pama, um guineense de 29 anos e pai de 5 filhos. O enredo desenrola-se em torno da angustia que o protagonista sente pelos sucessivos atrasos no ordenado. Ainda assim, Quintino prepara-se para realizar o seu sonho: pedalar mais de 1000 km até à Mauritana, num percurso-protesto por uma sociedade africana mais justa e equilibrada.
A pelicula é apresentada no dia 9 de maio, às 19h, na Sala 3. E pode comprar o bilhete, aqui
Manuel
Manuel é um filme realizado pelo português Bruno Carnide e passa-se em São Tomé e Príncipe. O protagonista Manuel tem 71 anos, é proprietário de um lote de café na Roça de Monte Café e toda a história se desenrola em torno do ingrediente mágico: o café. O filme venceu, o ano passado, o prémio de Melhor Documentário Nacional no São Tomé FestFilm 2015.
A exibição está marcada para dia 9 de maio, às 20h30, Sala 3. Compre o bilhete, aqui.
Maputo
Pelas mãos dos moçambicanos João Graça e Fábio Ribeiro nasceu Maputo, um filme que se foca na energética capital africana. A película leva-nos numa viagem pelos diferentes bairros da cidade através do olhar de verdadeiros locais.
O filme vai para o ar no dia 9 de maio, às 17h30, na Sala 3. Garanta o seu bilhete, aqui.