
Style
Fashion crush: HIBU Studio
A marca apresentou "Impression #3 - About Duality" no Portugal Fashion. A DIVO foi conhecer os designers por trás da HIBU.
0 ComentáriosWarning: Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134
Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134

Marta Gonçalves e Gonçalo Páscoa: são jovens, amigos, portugueses, talentosos e são, também, os responsáveis pela marca HIBU Studio, que marcou presença no primeiro dia do Portugal Fashion, que arrancou a 16 de Março, em Lisboa, e que se prolonga até dia 19, no Porto.
A HIBU, que vem da palavra francesa Hibou, que significa mocho e é a alcunha de infância de Marta Gonçalves, é uma marta cool e descontraída que segue o fundamento de que o género não influencia a concepção das peças.
Com linhas minimalistas, clean e elegantes, a marca cria peças usáveis tanto para homem e mulher sem as rotular à partida, demonstrando um respeito singular pela androginia e a vontade de quebrar barreiras na questão dos géneros.
A DIVO esteve lá e conversou com os dois criadores.
Fundada em 2012, a HIBU Studio é o resultado da paixão dos seus fundadores. Actualmente, dedicam-se em tempo parcial à marca, por ainda não conseguirem depender financeiramente do projecto. Mas ambos acumulam carreira e currículo na industria da moda.
Gonçalo é designer de calçado da Parfois e Marta trabalha na marca COS, irmã da H&M.
Parcialmente ou não, o empenho e a tenacidade dos criadores tem somado sucessos. A HIBU já os levou até Londres, onde participaram no The Internacional Fashion Showcase 2016, numa parceria com o Portugal Fashion.
“A experiência foi óptima! Foi um evento mais conceptual, o que fez com que tivéssemos que desenvolver peças com um tema e um conceito, fugindo um pouco do que costumamos apresentar, que segue uma estética mais casual. Acabámos por explorar um conceito diferente mas correu super bem e a experiência foi fantástica!”, conta-nos Marta Gonçalves.
O The Internacional Fashion Fashion 2016 (IFS) aconteceu durante a London Fashion Week, entre os dias 19 e 23 de Fevereiro, e obedeceu ao tema “Fashion Utopias”.
Os HIBU participaram na concepção criativa de uma instalação artística, inspirada na celebração dos 500 anos do livro “Utopia” de Thomas Moore, assinada por Miguel Flor, e que usou, como matéria-prima principal, a cortiça.
Agora, e a pensar na próxima estação, a HIBU apresentou “Impression #3 – About Duality“.
“Esta colecção é uma evolução do que fizemos para o IFS e tem como inspiração principal a dualidade, não só de géneros mas também do controlo ou descontrolo de uma peça, ou seja, podermos criar volumetrias e texturas a partir de materiais que, à primeira vista, não seriam consideradas matérias-primas convencionais.”, contou-nos Gonçalo, minutos depois do desfile.
Pedimos aos criadores que definissem a HIBU num fase.
Em uníssono, demonstrando uma linha de pensamento síncrona, responderam: “Minimal, desconstrutiva, unisexo e muito contemporânea!”
Conheça mais sobre esta marca, aqui, aqui ou aqui.