Arts

L’art c’est chic

  |   0 Comentários
Warning: Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134

Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134
Partilhar Artigo no facebook

Oh là là! A Louis Vuitton entrou em 2015 com uma nova morada criativa: a Fondation Louis Vuitton é a coqueluche artística desenhada por Frank Gehry e vestida com o monograma da marca francesa para um desfile de arte contemporânea no coraçāo de Paris.


A construçāo deste museu de luxo começou em 2008, com base no lema “Fundaçāo Louis Vuitton para a criaçāo” – um complexo artístico de promoçāo da cultura visual moderna, que materializa em painéis de vidro um casamento mediático entre a moda e a arte.


Com dois andares, esta estrutura magnificiente tem 126 mil metros quadrados dedicados à cultura, criando um espaço moderno de exploraçāo criativa banhado com 11 galerias; um auditório de 350 lugares; dois terraços para eventos e instalaçōes de arte; e um restaurante de cozinha francesa – Le Frank.


Frank Gehry inspirou-se no romantismo da capital francesa, idealizando um edifício orgânico com uma silhueta semelhante à de um barco, com 12 velas de vidro que fluem na direcçāo do vento, envolvendo um iceberg de formas geométricas e floreados brancos.


O exterior da Fundaçāo foi moldado por robôs industriais, que trabalharam sobre 3,600 painéis de vidro e 19 mil painéis de betāo com fibra. Uma das fachadas homenageia a marca exibindo o clássico símbolo LV em aço.


Bernard Arnault, presidente do Grupo LVMH e cérebro por trás deste projecto, abriu com a Fondation Louis Vuitton ‘um novo capítulo cultural para Paris’, oferecendo à cidade mais um espaço dedicado à arte.


O museu pretende ser um porto de inspiraçāo e estabelecer uma ponte de diálogo espontâneo entre artistas e visitantes, nacionais e internacionais, preservando um espírito cultural intemporal e moderno – à moda da própria Louis Vuitton.


A Fundaçāo é uma escultura viva, um “edifício de alta-costura” intelectualmente recheado com uma colecçāo privada de obras dos séculos XX e XXI, do espólio do Grupo LVMH.


Um convite de luxo para regressar à ‘Cidade das Luzes’.