Que peças são fundamentais no armário de um gentleman?
Bem, se usar o meu próprio armário, o blazer blue navy. Qualquer homem deve ter um. Pode ser um casaco blue navy de qualquer tipo, não tem necessariamente de ser formal. Acho que o blazer blue navy está para o homem como o little black dress está para a mulher! Pode usá-lo com calças de ganga, chinos, calções, calças cinzentas… O que importa é o corte, os materiais e a forma como assenta.
Estilo é…
Acho que é saber vestir bem, sem exageros.
Acha que menos é mais?
Sim, completamente!
Também tem um blog, o Mr Classic Blog, e um livro homónimo. Como é que surgiu esta ideia?
Uma vez, fui almoçar com o editor do The Independent e ele perguntou-me se não estaria interessado em escrever algo para eles, sobre moda, estilo ou outra coisa de que gostasse. Então escrevi cinco contos. Algum tempo depois, ligou-me e disse-me que iam imprimir as cinco histórias, em página dupla. Depois convidou-me para escrever a coluna Mr. Classic, que escrevi durante três anos. Algum tempo depois, a Thames & Hudson sugeriu editar o livro com base na coluna.
Também tem uma grande paixão pela fotografia.
Sim, gosto de tirar fotografias em todo o lado. Estamos neste momento a trabalhar numa exposição com as minhas fotografias, primeiro em Londres e, talvez, noutras cidades mais tarde.
O que é que mais gosta de fotografar?
Para começar, o meu cão. Mas também gosto de tirar fotografias a pessoas, a ruas… Hoje de manhã, por exemplo, tirei algumas fotografias a uns azulejos com um padrão muito interessante. Gosto de fotografar tudo aquilo que me chama a minha atenção.
Alguma vez procurou inspiração em fotografias para as suas criações?
Não, costumo procurar inspiração noutras coisas. A Hackett começou como um negócio de roupa vintage e ainda hoje continuo a visitar esse tipo de mercados, para ver se há algum casaco, um chapéu ou algo com um detalhe interessante. Depois, posso pegar nesse detalhe e incorporá-lo numa criação. Gosto da emoção da procura, porque nunca sabemos o que podemos encontrar! E é isso que torna tudo mais emocionante.
O que acha do estilo africano?
Há muitos africanos em Londres e têm todos um estilo muito cool. Acho que não há muita gente com tanto jeito para usar chapéus como os africanos! Acho que eles têm um jeito natural para combinar as suas roupas, eles dão-lhes vida, não as vestem apenas. São parte da sua personalidade.