

Style
Nair Xavier apresenta KALYMNOS
Nair Xavier acaba de apresentar a nova colecção na Praça do Município, em Lisboa.
| 0 ComentáriosWarning: Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134
Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134

A designer de raízes angolanas abriu a ModaLisboa na plataforma LAB num desfile que aconteceu no banco BPI, na Praça do Município.
Uma colecção que prestou homenagem à extinta profissão Sponge Diving, originária da ilha grega Kalymnos e a mais antiga forma de arte original proveniente do mergulho submarino que tem como objetivo recuperar esponjas naturais para posterior uso humano.
O mar Egeu e a biodiversidade fóssil marinha inspiraram a construção, gama de cores e materiais da colecção culminando num desfile pautado pela elegância.
A DIVO conversou com Nair Xavir, minutos depois da apresentação, e a designer contou-nos que “quis dar um ar mais contemporâneo” à nova colecção mantendo-se fiel ao seu gosto assumido por menswear marcado por valores de “alfaiataria, técnica, construção e tradição”.
Modelos como Fernando Cabral, Rodrigo Almeida ou Célio Dias desfilaram imponentes em peças insinuadas por camadas de lã e pele sintética e completadas por tons sóbrios.
Ao longo dos cerca de 40 minutos do desfile, surgiram também peças com apontamentos de cor desde o bordeaux, passando pelo castanho ferrugem e terminando no azul-marinho.
A designer soma e segue na industria da moda com uma progressão e reconhecimento sublinhados pelo sucesso.
No ano passado, foi galardoada enquanto Melhor Designer no concurso Prémios Novos, que distingue novos talentos em diversas áreas, da Gulbenkian. Este ano, encontra-se entre os 10 finalistas no Internacional Woolmark Prize pela categoria Melhor Designer ROE (rest of Europe).
Quando lhe perguntámos como gere o sucesso, Nair confessa, bem disposta, que “dá muito trabalho, mas venha mais!”.
Num encontro rápido, a DIVO aproveitou e perguntou à criadora quais serão as grandes tendências masculinas na próxima estação. A resposta foi, também, um reflexo do seu desfile e trabalho:
“Texturas e camadas, layers, camada sobre camada!”
Carregue na galeria e veja as fotografias do desfile e reveja a conversa entre a DIVO e Nair Xavier em Maio do ano passado, aqui.