
Lifestyle
“Pelo amor à moda”: um documentário impressionante
National Geographic Channel e C&A estreiam um documentário sobre os riscos da industria da moda.
| 0 ComentáriosWarning: Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134
Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134

Poderá a industria da moda estar a pôr em risco a produção de algodão?
A marca de roupa alemã, que marca presença em mais 4 continentes, e o canal de televisão National Geographic pretendem responder a esta questão através do documentário “For the Love of Fashion” [Pelo Amor à Moda], que estreia durante o mês de maio no canal americano.
O documentário, com a duração de 60 minutos, acompanha a viagem de Alexandra Cousteau, figura mundialmente respeitada em questões de gestão de água e sustentabilidade, até à Índia, aos EUA e àAlemanha, na esperança de expor os perigos da produção exaustiva do algodão pela indústria da moda.
“Aproximadamente 50% de todas as peças de roupa produzidas globalmente são criadas com algodão, mas o cultivo convencional do algodão arrisca-se a prejudicar o nosso planeta de forma irreparável”, contou Cousteau na apresentação oficial do documentário em Berlim, expondo uma situação desconhecida por muitos.
A película é filmada nos campos de algodão Madhya Pradesh, na índia, e oferece testemunhos reais de produtores locais que admitem que as suas vidas melhoraram desde que os métodos de produção passaram dos convencionais para os sustentáveis.
Cousteau aproveita também para entrevistar colaboradores de ONGs assim como especialistas em sustentabilidade da C&A.
O objetivo principal é alertar “os consumidores europeus de moda” para a necessidade de “compreender que as suas escolhas têm importância no apoio de um desenvolvimento sustentável nos países produtores de algodão” e afirmar a urgência de uma mudança de paradigma na produção da fibra de cor branca.
Deborah Armstrong, vice-presidente executiva do National Geographic Partners Europe, apoia incondicionalmente a iniciativa de Alexandra Cousteau.
“O National Geographic acredita no poder da ciência, exploração e storytelling para mudar o mundo. O modo como a roupa é produzida tem um impacto no nosso ambiente de uma forma em que poucas pessoas pensam. ‘For the Love of Fashion’ vai destacar este impacto e potenciais soluções de maneira a impactar todos os nossos públicos em todo o mundo.”, conta.
Pode encontrar as datas de emissão do documentário, aqui.