Arts

Vamos recordar os HMB?

  |   0 Comentários
Warning: Use of undefined constant HTTP_HOST - assumed 'HTTP_HOST' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134

Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u735550140/domains/divomagazine.com/public_html/wp-content/themes/braxton/single.php on line 134
Partilhar Artigo no facebook

Em 2014, a DIVO deu-lhe a conhecer os HMB no número #15 da nossa edição em papel. Hoje, a banda já é considerada um dos maiores fenómenos da Soul, Hip-Hop e R&B cantado em português. São cinco camaradas que ao unir a música à amizade, saiu-lhes uma banda!


Mas, comecemos pelos nomes: Héber Marques, a voz dos HMB, Joel Silva, dono das baquetas da banda, Daniel Lima, cujos dedos dão som ao teclado, Fred Martinho, senhorio da guitarra e mais um Joel, mas em vez de Silva é Xavier, que comanda o baixo.


Passaram-se dois anos desde a última vez que a DIVO falou com o grupo, e, durante esse período, muitos foram os sucessos alcançados e as metas cortadas 


Chegaram ao topo do iTunes, esgotaram dezenas de concertos, partiram em digressão, actuaram em festivais, lançaram parcerias com outros músicos e conciliaram o agitado mundo artistico com o sucesso profissional noutras áreas.


Apesar de “Sente”, o ultimo disco do grupo, ter sido lançado há dois anos, o hit “Naptel Xulima” ainda faz com que muitos tirem o pé do chão e cantem em uníssono.


Terminaram a tour com um espectáculo memorável no Teatro Tivoli, em Outubro do ano passado. Mas não desapareceram da ribalta por muito tempo. No inicio deste ano, regressaram em força com o lançamento do novo single da banda “O Amor é Assim“, que conta com a participação da fadista Carminho, e que se tornou um sucesso imediato.


No inicio deste mês, voltaram a subir aos palcos e marcaram presença no concerto de encerramento da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da republica eleito, num espectáculo que juntou artistas como José Cid, Pedro Abrunhosa, Mariza e Anselmo Ralph.






Muita coisa muda em dois anos. E a vida pessoal de cada um não foi excepção.


Joel Xavier concilia os concertos com um emprego enquanto jurista num banco, depois de ter tomado a decisão de se licenciar em direito. Aproveitou também para se casar. Joel Silva harmoniza a batida dos batuques com a responsabilidade de gerir uma equipa de aplicações móveis numa empresa de tecnologia. Daniel Lima aproveita para dar aulas de teclado nos tempos vagos.


Às conquistas pessoais juntam-se as artísticas. E são muitas.


A música ” O Amor é Assim” foi considerada pelo Spotify um dos temas mais virais do país. Outra das músicas da banda, a “Naptel Xulima”, com a participação especial de Enoque, acaba de ganhar o prémio “Muito Mais Que Uma Música 2016” atribuído pela Fundação – O Que De Verdade Importa! .


Em 2015, actuaram no festival NOS Alive e já têm regresso marcado na edição deste ano. Foram nomeados na categoria de Melhor Grupo nos Globos de Ouro 2015 e nos Nickelodeon Kid’s Choice Awards na categoria Músico Português Favorito, numa cerimónia que se realizou nos EUA e foi apresentada pelo cantor Nick Jonas. E lançaram uma edição limitada de tshirts e bodies para bébés com o logótipo e hastag do grupo – #sentehmb.


Hoje, o grupo continua em força e já são muitos os concertos agendados para este ano. E não se ficam só por Portugal.


Os HMB preparam-se para conquistar África: dia 20 de Março marcam presença no festival moçambicano AZGO.


Recorde aqui a conversa entre a DIVO e os HMB